Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/785
Autor(es): Moura, Daniela Ruppenthal
Título: Docência artesã na educação infantil.
Data do documento: 2014
Resumo: Esta dissertação se detém na especificidade da docência com crianças pequenas no tempo e espaço da educação infantil comprometida tanto com o sonhar quanto com o pensar, ou seja, com a inseparabilidade entre imaginação e realidade, entre corpo e intelecto, entre poesia e ciência. A partir de uma abordagem qualitativa entrelaça percursos de uma docência aprendiz e uma docência artesã para apresentar um exercício de reflexão do movimento de reproduzir registros diários, estudar e interpretar a docência com 20 crianças de 4 anos, em turno integral, em uma Escola de Educação Infantil do sistema privado de ensino do município de Santa Cruz do Sul - RS, durante o ano letivo de 2013. Para tanto aproxima estudos da docência em Clermont Gauthier e Maurice Tardif; Madalena Freire e Danilo Russo do pensamento de Paul Valéry, Gaston Bachelard e Richard Sennett para afirmar que o esforço da conquista exige compreender que fazer é pensar. O estudo remete a uma docência no sentido que Richard Sennett confere ao termo artesão como a pessoa que implica a fundo no que faz. Uma docência que necessita formar decisões no tempo presente - aqui e agora - com as crianças, na imprevisibilidade dos acontecimentos, e só pode fazê-lo a partir de um pensamento em ato porque corporificado e que emerge do gesto do corpo que age e faz e ao agir e fazer produz ransformações em sí, no outro e no mundo. Implica compreender uma docência que, simultanêa à intencionalidade pedagógica com crianças pequenas, se dispões a interpretar signos e sentidos no devir lúdico dos encontros entre adultos e crianças e crianças e crianças. Implica acolher a pluralidade das infâncias que apontam para uma pedagogia que considere os tateios, as errâncias, o tempo, a memória, o encantamento, o ordinário e o extraordinário.
Resumo em outro idioma: This Dissertation holds in the specificity of teaching with small children in the time and space of the children's education compromised much with the act of dreaming as to the act of thinking, therefore, with the inseparability between imagination and reason, between mind and body and intellect, between poetry and science. From a qualitative approach it interweaves of an apprentice teaching and an artisan teaching to present an reflection assignment on the movement of producing daily records, to study and to interpret the teachings with 20 children of 4 years, in a full-time period, in a Childen's Education School of the private education system of the city of Santa Cruz do Sul RS, during the school year of 2013. For such, it brings together the teaching studies in Clermont Gauthier and Maurice Tardif, Madalena Freire and Danilo Russo and the thoughts of Paul Valèry, Gaston Bachelard and Richard Sennett to affirm that the conquest efforts demand comprehending that to do is to think. The study refers to a teaching in a sense that Richard Sennett gives to the term "artisan" as a person thar applies itself deeply to what it does. A teaching that needs to make decisions in the present time - here and now - with the children, in the unpredictability of the events, and can only do it from a thought in act for the embodied and that emerges from the gesture of the body that acts and does, and by acting and doing produces transformations in itself, in the others and in the world. It implies to understand a teaching that, simultaneous to the pedagogical intentionality with small children, it offers to interpret signs and senses in the ludic becoming of the encounters between adults and children and children and children. Implies to to welcome plurality of childhood that point to a pedagogy that considers the gropings, the wanderings, the time, the memory, the enchantment, the ordinary and the extraordinary.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação de crianças
Arte na educação
Poesia e crianças
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Coorientador(es): Barbosa, Maria Carmen Silveira
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielaMoura.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons