Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/787
Autor(es): Carvalho, Jeferson Luis de
Título: Desenvolvimento da realização inferencial : em busca de um caminho para uma melhor compreensão leitora.
Data do documento: 2014
Resumo: Esta dissertação investiga o processo inferencial movida pelos resu ltados obtidos em leitura por alunos brasileiros na Prova Brasil de 2011, com enfoque no processo inferencial em alunos do 1° ano do Ensino Médio. Com esse intuito, realizamos inicialmente uma revisão bibliográfica e posteriormente desenvolvemos uma pesquisa experimental. Começamos com um levantamento teórico sobre inferências. Abordamos a leitura e os processos cognitivos envolvidos, conceituando a noção de contexto, através do conceito de representação mental de mundo em esquemas. Utilizamos conceitos de inferências de vários autores, bem como o esquema de representação do conhecimento de van Dijk (2004) como base teórica para criarmos uma classificação sobre as inferências. Investigamos o processo inferencial, definindo o que são inferências, tipos de inferências e detalhamos a classificação adotada.Compreendemos inferência como uma atividade cognitiva realizada sobre um determinado contexto, sendo assim, nossa classificação foi baseada na relação inferência e contexto. Por fim, averiguamos a abordagem do processo inferencial em questões da Prova Brasil. No segundo capítulo, apresentamos a pesquisa experimental. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, com alunos do 1° ano do Ensino Médio dos turnos manhã e noite. Os alunos foram divididos em 4 grupos, dois grupos do turno diurno e dois grupos do turno noturno. Em cada turno, tivemos um grupo experimental e um grupo controle. Foram aplicados quatro instrumentos,contendo textos, bem como 8 questões para os participantes responderem e justificarem. Nos grupos experimentais, a leitura dos textos foi realizada pelo pesquisador, podendo os alunos levantar dúvidas a respeito de significados lexicais. Os dados coletados foram analisados à luz das teorias levantadas ao longo do trabalho. Os resultados apresentados confirmaram as hipóteses de que a incapacidade de processamento inferencial influencia diretamente na compreensão textual, assim como se evidenciou a dificuldade em realizar inferências por parte dos alunos investigados. Essa dificuldade, conforme supomos, concentrou- se em contextualizar as inferências. Grande parte dos erros apresentados foi devido a falhas em realizar inferências contextualizadas. o que veio ao encontro das hipóteses. Nossa classificação inferencial mostrou-se adequada para a análise dos dados.
Resumo em outro idioma: This dissertation investigates the inferential process based on the results of reading obtained by Brazilian students in “Prova Brasil 2011”, focusing on the inferential process in students of 1st year of high school. For that purpose, we initially conducted a literature review and then developed an experimental research. We begin with a theoretical research of inferences. We approach the reading and cognitive processes involved, conceptualizing the notion of context, through the concept of world mental representation schemes. We use concepts of inferences from different authors and the knowledge representation scheme of van Dijk (2004) to create theoretical basis for our classification on inferences. We investigated the inferential process defining what are inferences, types of inferences and we detailed the classification adopted. We understand inference as a cognitive activity performed on a particular context, so our classification was based on inference and context relationship. Finally, we ascertained the approach of inferential process on issues of “Prova Brasil”. In the second chapter, we present the experimental research. The data collection was performed at the José Alfredo Kliemann State Secondary School , with students of the 1st year of high school, attending the morning and night shifts. Students were divided into 4 groups, two groups of the day shift and two groups of the night shift. On each shift, we had an experimental group and a control group. Four instruments were applied, each one containing texts and 8 questions for participants to answer and justify. In the experimental groups, the reading of the texts was performed by the researcher and students could raise doubts about lexical meanings. The collected data were analyzed in the light of the theories previously described. The results presented confirmed the hypothesis that the inferential processing disability directly influences the reading comprehension, as well as highlighted the difficulty of performing inferences on the part of students investigated. This difficulty, as we supposed, focused on contextualizing the inferences. Much of the errors presented were due to failure to perform contextual inferences, which met our previous assumptions. Our inferential classification was adequate for the analysis of the data.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Compreensão na leitura
Leitura - Desenvolvimento
Inferência (Lógica)
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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