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dc.contributor.authorRoos, Maria da Glória Munhoz-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAlegria de uma docência.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis essay provides an overview of the problems of thinking representation in the current teaching context, which has often been presenting teaching with an impoverished view and as an unproductive sadness. I look for a research that potentializes the teaching process. Therefore, the learning field is the teaching, more specifically, the teacher living happy moments in his daily life. The challenge is to create a mapping, to draw up maps of intensities in teaching, to act by improvisation and let ourselves be captured by the happy moments. Become more open to meet different people. The Theoretical Foundation, inspired by some thinkers of Philosophy of difference, had as main reference : Spinoza, Neitzche, Deleuze, making connections to Foucault, Barthes, Guattari and Larrosa among others, allowed thinking about happiness in teaching. A teaching life beyond history, beyond the way things are, as a fight against everything that threatens life.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherEducação - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/788-
dc.date.accessioned2015-10-14T16:06:17Z-
dc.date.available2015-10-14T16:06:17Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a problemática do pensamento da representação no contexto da docência atual. Contexto este que vem, muitas vezes, apresentando a docência com uma imagem empobrecida e como uma tristeza improdutiva. Busca-se, assim, uma pesquisa que potencialize a docência. Portanto, o campo da pesquisa é a docência, mais especificamente, o docente vivendo instantes da alegria no seu cotidiano. O desafio é criar um mapeamento, cartografar intensidades na docência, agir no improviso, cair nos conceitos, deixar-se pensar pelos momentos da alegria. Tornar-se aberto aos encontros. A fundamentação teórica, inspirada em alguns pensadores da filosofia da diferença, teve como referências principais: Spinoza, Nietzsche, Deleuze, tecendo conexões com Foucault, Barthes, Guattari e Larrosa, entre outros, para pensar a alegria na docência. Uma vida docente além da história, além dos estados das coisas, como uma luta contra tudo que ameaça a vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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