Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/790
Autor(es): Bittencourt, Silvia Paula
Título: Um modelo conceitual de gestão para o design cocriativo.
Data do documento: 2014
Resumo: A premissa da participação do consumidor como cocriador de valor, apresentada na Lógica Dominante de Serviço (Vargo e Lusch, 2004), proporciona a integração estratégica entre o cliente e a empresa, garantindo vantagens competitivas na geração de experiências significativas a partir desta conexão. O presente trabalho está embasado neste cenário que se configura como uma realidade recente para as empresas, em especial no que envolve o design. Por este motivo, discute questões abordadas na literatura que dizem respeito ao design, evidenciando os modelos de níveis de gestão do mesmo (Mozota, 2002; Pereira et al., 2002; Best, 2011), a Lógica Dominante de Serviço, que apresenta a cocriação como uma de suas premissas fundacionais (Vargo e Lusch, 2004), e a Era Transmídia ou Era da Participação que configura o cenário em que estas oportunidades são percebidas (Lévy, 2004; Troccoli, 2009; Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2010; Stoyan, Stjerne e Zheng, 2010; Grover e Kohli, 2012; Akaka e Vargo, 2012). Por fim, são apresentados os elementos estruturais da cocriação de valor (Brasil, Santos e Dietrich, 2010), que caracteriza a cultura, o produto, o mercado e a competência como componentes da viabilização e os elementos DART - diálogo, acesso, risco e transparência (Prahalad e Ramaswamy, 2004) - como fatores de sustentação. Estes estudos trazem indicações sobre caminhos para a prática da cocriação e sobre a gestão do design, tornando possível a construção do modelo teórico e conceitual de gestão do design cocriativo, desenvolvido nesta dissertação. Por ser um estudo ainda pouco conhecido, a metodologia de pesquisa tem caráter qualitativo-exploratório e, através do método de estudo de caso, o modelo conceitual é comparado com as ações da empresa Camiseteria, que se utiliza da cocriação para o desenvolvimento de seus produtos. Para isso, apresenta-se uma análise aprofundada sobre a estrutura do site da empresa em seus espaços que oportunizam a prática da cocriação, os quais são distribuídos nos níveis de gestão operacional, tático e estratégico. Cada um destes canais são investigados sob a forma como o processo cocriativo é desenvolvido, tendo como base para esta análise os elementos do modelo DART. Os resultados demonstram que os componentes que sustentam a gestão do design cocriativo estão presentes na prática da empresa, de forma geral. No entanto, tornam-se impraticáveis em algumas áreas, necessitando que algumas decisões sejam realizadas dentro da empresa e que, conforme o nível de gestão, as possibilidades da participação do público pode ser tornar mais ou menos intensa.
Resumo em outro idioma: The premise of consumer participation as a co-creator of value, shown in the Service Dominant Logic (Vargo e Lusch, 2004), provides the strategic integration between the consumer and the company, ensuring competitive advantages in the generation of meaningful experiences from that connection. This project has its roots in this scenario, which is configured as a recent reality for these companies, especially when involves design. For that reason, it debates issues in the literature that is concerned with design, making the models of management hierarchy stand out (Mozota, 2002; Pereira et al., 2002; Best, 2011), the Service Dominant Logic, that presents the co-creation as one of the fundamental premises (Vargo e Lusch, 2004), and the Transmedia Age or the Participation Age that sets the scenario where this opportunities are perceived (Lévy, 2004;Troccoli, 2009; Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2010; Stoyan, Stjerne e Zheng, 2010; Grover e Kohli, 2012; Akaka e Vargo, 2012). Finally, are shown the structural elements of the co-creation of value (Brasil, Santos e Dietrich, 2010), which characterizes the culture, the product, the market and the competence as components of feasibility and the elements DART – dialog, access, risk and transparency (Prahalad e Ramaswamy, 2004) – as sustaining factors. These studies bring indications of paths to the practice of co-creation and the management of design, making possible the construction of the theoretical and conceptual co-creative management of design, developed in this dissertation. By being a little unknown study, the research methodology has a qualitative and explorative character and, thought the method of case study, the conceptual model is compared with the company Camiseteria‟s actions, that utilizes the co-creation for the development of its products. For that, I present a deep analysis about the company‟s website, specifically in the spaces where they make available the usage of co-creation, which are distributed in the operational, tactic and strategic levels of management. Which one of these where studied on how the process of co-creation is developed, having its roots in the DART model. The results found demonstrate that the components that support the co-creative design management are present in the practice of the company in general. However, they become impractical in some areas, requiring that some decisions are made inside the company, and depending of the level of management, the possibilities of public participation can become more or less intense.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Planejamento estratégico
Criatividade nos negócios
Marca de produtos
Orientador(es): Brambilla, Flávio Régio
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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