Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/791
Autor(es): Lopes, Maria Isabel
Título: O impacto do "Pacto nacional pela alfabetização na idade certa" no ensino da leitura inicial em escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul : dando voz aos professores.
Data do documento: 2015
Resumo: Esta dissertação tem como tema a aprendizagem e o ensino da leitura de crianças, tendo por objetivo investigar o impacto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nas práticas de ensino inicial da leitura nas escolas municipais e estaduais no município de Santa Cruz do Sul. A escolha de investigar a aprendizagem e o ensino da leitura na formação proposta pelo Pacto também tem caráter pessoal, pois a pesquisadora vivenciou essa formação como professora alfabetizadora do 2°ano em uma escola pública municipal. Para alcançar esse objetivo, contamos com duas metodologias, uma bibliográfica e outra experimental. No primeiro capítulo, de investigação bibliográfica, pautamos a linguagem e sua relação com a cognição e as implicações para a compreensão da natureza da leitura. Relacionamos o desenvolvimento cognitivo com a consciência fonológica no processo de aprender a ler e a escrever. Em seguida, direcionamos nossa atenção para os estudos sobre alfabetização. Analisamos os métodos de alfabetização e as implicações do método fônico e do método global, sob a ótica histórica da alfabetização no Brasil. Na sequência, apresentamos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ensino da leitura inicial como uma política pública que tem por objetivo a melhora da qualidade na Educação Básica. No segundo capítulo, de natureza experimental, apresentamos a descrição da pesquisa, os dados e sua análise. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas com professores alfabetizadores da rede pública, municipal e estadual, e seus respectivos coordenadores, no município de Santa Cruz do Sul/RS. Os resultados evidenciaram que o Pacto teve um efeito positivo na qualificação dos professores alfabetizadores no que tange à compreensão das habilidades da leitura e da escrita, pautada na prática do letramento, considerando os usos sociais da língua escrita. Por outro lado, a ausência de conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento da habilidade de análise fonêmica e de decodificação fonológica demonstra que a formação atingiu de forma parcial a qualificação dos professores alfabetizadores. Além disso, a falta de discussão sobre o ensino e a metodologia adequada para o período de alfabetização com auxílio e os benefícios da neurociência foi comprovada, pois a maioria dos professores alfabetizadores tinha informações superficiais, revelando a necessidade da exploração desses temas. É preciso que o governo brasileiro continue investindo na formação continuada dos professores, a exemplo do que ocorre com o Pacto, para qualificar os professores alfabetizadores, mas que seja dada maior relevância aos avanços dos conhecimentos das neurociências sobre o aprendizado da leitura, para que de fato possa haver qualificação do processo de ensino e aprendizagem da leitura.
Resumo em outro idioma: This dissertation has as theme the learning and the teaching of reading for children aiming to investigate the impact of the National Pact for Literacy at the Right Age in the initial teaching practices of reading in municipal and state schools in Santa Cruz do Sul. The choice to investigate the learning and the teaching of reading in training Pact also has personal, as the researcher participates in this training as a literacy teacher for the 2nd year in a public school. To achieve this goal we have two methods: one bibliographic and another experimental. In the first chapter, in which we have the bibliographic research, we cover the language and its relation to cognition and the implications for the comprehension of the nature of reading. We also relate cognitive development with phonological awareness in the process of learning to read and write. After, we turn our attention to the studies on literacy. We analyzed the literacy methods and implications of the phonic method and the global method in the historical perspective of literacy in Brazil. Following, we present the National Pact for Literacy at the Right Age in initial teaching reading as a public policy that aims to improve quality in basic education. In the second chapter, in which we have the experimental part of the research, we present the description of the research, the data that we have obtained and the analysis of them. The data collection was performed through interviews with literacy teachers of public schools, municipal and state schools, and their respective coordinators, in Santa Cruz do Sul / RS. The results evidenced that the National Pact for Literacy at the Right Age had a positive effect in the qualification of the literacy teachers in regard to the understanding of reading and writing skills, based on the practice of literacy, considering the social uses of written language. On the other hand, the lack of expertise on the development of phonemic analysis and phonological decoding demonstrates that the training of literacy teachers was only partial. In addition, the lack of discussion about teaching and the appropriate methodology for literacy period based on the recent findings in neuroscience was proven, because most of the literacy teachers had only superficial information about this, revealing the need for exploration of such issues. It is necessary that the Brazilian government to keep investing in the continuing education of teachers, similar to what occurs with the National Pact for Literacy at the Right Age, to qualify literacy teachers. But we emphasize the importance of giving greater relevance to the improvement of knowledge of neuroscience on reading learning, so that in fact there may be qualification and advancement of teaching and learning of reading.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Alfabetização
Leitura - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores alfabetizadores
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaIsabelLopes.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons