Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/795
Autor(es): Behr, Juliana Hollerbach
Título: Discursos sobre infância nos projetos políticos pedagógicos de educação infantil.
Data do documento: 2014
Resumo: Essa dissertação de Mestrado tem como proposta de pesquisa analisar as principais ideias produzidas pelos documentos oficiais de três escolas de educação infantil pertencentes ao município de Santa Maria/RS sobre a questão da infância. Constituída ao longo do tempo como uma verdade cristalizada, naturalizada pelas políticas públicas vigentes, esse trabalho propõe discutir outras perspectivas de infância articuladas aos movimentos históricos, sociais e culturais. Partindo da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas de Educação Infantil para produção dos dados, pontua-se que, a maioria dos enunciados que configuram os projetos políticos pedagógicos das instituições analisadas, são sustentados por uma vertente discursiva na qual a infância é constituída como uma fase, período ou etapa do desenvolvimento humano. Observa-se um investimento na criança como material dos sonhos políticos, apresentando-as cada vez mais cedo à escola para tornar-se um cidadão promissor na/para a sociedade, entrelaçando-se as figuras de aluno e criança. Nesse sentido, entende-se que as ideias sobre infância, principalmente, no âmbito da educação escolar, buscam instituir o fortalecimento de um ideal político, econômico e social a respeito das crianças.
Resumo em outro idioma: This Master degree dissertation has as research proposal to analyze the main ideas produced by official documents of three schools of childhood education, belonging to the city of Santa Maria / RS, concerning the issue of childhood. Constituted over time as a crystallized fact, naturalized by existing public policies, this study proposes to discuss other perspectives of childhood articulated to the historical, social and cultural movements. Parting from the analysis of the Pedagogical Political Projects of the Childhood Education Schools to produce data, it was pointed out that most of the statements that set the pedagogical political projects of the institutions analyzed were sustained by discursive strand in which childhood was constituted as a phase, period or stage of the human development. An investment in children as material of the political dream was observed, introducing them earlier and earlier to school to become promising citizens in / for society, interlacing the figures of student and child. In this way, it was understood that the ideas about childhood, especially in the field of school education, seek to establish a strengthening of a political, economical and social ideal regarding children.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação de crianças
Prática de ensino
Planejamento educacional
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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