Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/798
Autor(es): Almeida, Giovana Goretti Feijó de
Título: A identidade territorial gaúcha no branding das marcas regionais : caso da marca da cerveja Polar.
Data do documento: 2015
Resumo: O tema desta pesquisa centrou-se na análise de como a identidade territorial gaúcha foi utilizada no branding das marcas regionais, no caso da marca da cerveja Polar, do portfólio de marcas da AmBev, em suas campanhas publicitárias, de 1999 a 2014. A partir deste tema discutiu-se a relação do global versus o regional através do branding da marca Polar e se pode analisar a gestão estratégica da marca na sua identificação com o território correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos abrangeram a identificação de como foi feito o branding da marca da cerveja Polar associada ao território do Rio Grande do Sul, a análise da gestão estratégica da marca por meio do material publicitário da Polar, desde a venda da marca à AmBev, a caracterização do processo da construção da identidade da Polar posicionada como um produto cultural gaúcho e a discussão do capital global versus o regional por meio de estratégias de branding de uma transnacional que se apropria de uma identidade territorial singular. O referencial teórico discutiu o capitalismo contemporâneo, as teorias sobre o branding e sobre identidade cultural e um conjunto de conceitos, dentre eles, de região e território. O marco teórico-metodológico partiu de uma pesquisa qualitativa que tem o materialismo dialético como metodologia, apresentando um estudo de cunho exploratório, tornando o fenômeno investigado mais explícito. Utilizou-se de revisão bibliográfica e de uma pesquisa documental, essa última constituída da coleta de materiais de comunicação da marca Polar na internet. A técnica utilizada foi a de estudo de caso da marca de cerveja Polar, pertencente ao portfólio de marcas da transnacional AmBev. Os resultados apontaram para o uso do território pelas organizações como arena de consumo das marcas de seus produtos mercadológicos, expondo as contradições do processo de globalização e a territorialização de capital e marcas.
Resumo em outro idioma: This research focused on the analysis of how the state's territorial identity was used in the branding of regional brands, for beer label Polar, AmBev's portfolio of brands in its advertising campaigns from 1999 to 2014. From This topic discussed the global relationship versus the regional through the Polar brand branding and can analyze the strategic brand management in its identification with the territory corresponding to the state of Rio Grande do Sul. The objectives covered the identification as made the branding of Polar Beer brand associated with the territory of Rio Grande do Sul, the analysis of strategic brand management through advertising material Polar, from the sale of the brand to AmBev, the characterization of Polar identity construction process positioned as a cultural product gaucho and the global capital versus regional discussion through branding strategies of transnational which appropriates a natural territorial identity. The theoretical framework discussed the contemporary capitalism, theories about branding and about cultural identity and a set of concepts, including, region and territory. The theoretical and methodological framework set out a qualitative research which has dialectical materialism as a methodology, presenting an exploratory study, making the investigation more explicit phenomenon. We used a literature review and documentary research, the latter consists of the collection of communication materials Polar brand on the internet. The technique used was the case study of Polar beer brand, part of the portfolio of transnational AmBev's brands. The results pointed to the use of the territory by the organizations as consumer arena the trademarks of their marketing products, exposing the contradictions of globalization and the territorial capital and brands
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Branding (Marketing)
Marca de produtos
Cerveja
Comércio varejista
Publicidade
Desenvolvimento regional
Orientador(es): Felippi, Ângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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