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dc.contributor.authorSiqueira, Carolina de Freitas Corrêa-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNarrativa histórica, cultura afro-brasileira e governamento biopolítico.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Mozart Linhares da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIn this Master's Dissertation, question the connections between the teaching of history and its links with the Education of Racial-Ethnic Relations. Understanding history as a space of political disputes, I analyze how the National Curriculum Guidelines (DCN / 2004), as well as teaching support material suggested by the Education Ministry for Education of Racial-Ethnic Relations, can be read as instruments that recreate historical and identity narratives of History and Afro-Brazilian and African. From the theories of Michel Foucault about governmentality, biopolitics, the establishment of regimes of truth, I seek to show how the reading of these narratives about black people in Brazil are seen as producers of new devices truths about the ethnic and racial differences. Thinking with Foucault's analyzes that explore the device composition of historical knowledge, want also how writing and the teaching of history expressed in the official determinations function as legitimizing devices of political spaces in dispute. In this sense, I analyze to what extent the strategic space occupied by the teaching of history in the legal tools, is seen as a significant field to government biopolitical practices.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherBiopolíticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/802-
dc.date.accessioned2015-10-22T10:32:50Z-
dc.date.available2015-10-22T10:32:50Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNesta Dissertação de Mestrado, problematizo as conexões entre o ensino de História e as suas articulações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Compreendendo a História como um espaço de disputas políticas, analiso de que forma as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/2004), bem como o material de apoio didático sugerido pelo Ministério da Educação para o Ensino das Relações Étnico-Raciais, podem ser lidos enquanto instrumentos que recriam narrativas históricas e identitárias sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A partir das teorizações de Michel Foucault a respeito da governamentalidade, da biopolítica e da constituição de regimes de verdade, busco mostrar como a releitura dessas narrativas acerca do negro no Brasil, são entendidas como dispositivos produtores de novas verdades sobre as diferenças étnico-raciais. Pensando com as análises foucaultianas que exploram a composição do dispositivo do saber histórico, tensiono também de que forma a escrita e o ensino da História expresso nas determinações oficiais funcionam como dispositivos legitimadores de espaços políticos em disputa. Nesse sentido, analiso em que medida o espaço estratégico ocupado pelo ensino de História nas ferramentas legais, é visto como um campo significativo para práticas de governamento biopolítico.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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