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dc.contributor.authorSilva, Roberto do Nascimento e-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA enogastronomia no processo de formação de identidade territorial do Vale dos Vinhedos/RS.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorEtges, Virgínia Elisabeta-
dc.contributor.advisorcoVogt, Olgário Paulo-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractNowadays many regions seek to express their habits, culture and their life way through products or processes to differentiate themselves from other regions, providing exclusivity sensations from the regional experiences to the visitors and hosts. Gastronomy has received, along with regional appreciation, scientific research theme status over the past years. However, studies related to Gastronomy and Wines segments fusion and its relations with regional development have received little attention as academic subject in the country. Wine and gastronomy is the segments association supported by three pillars: farmers, companies (wineries and restaurants) and territory where theoretical, technical and pratical knowledge are applied and developed, providing especific products with quality to the final consumers. The purpose of this research is to analyze the wine and gastronomy contribution in the territorial identity development process of the Vale dos Vinhedos/RS. The study period extends from 1990 until present days. The theoretical framework is referenced to the historical dialectic materialism. The research has qualitative character as data survey method, with bibliographic and documental research and semi-structured interviews. Interviewed cathegories were created, grouped in three segments: businessmen group in cultivation and wine production and gastronomic sector, employees group linked to these sectors and family farmers group that provide raw material to the wine and gastronomy sector. The data interpretation procedure is referenced in the content analysis. The survey results show the development process du terroir impact and geographical indication certification in the territorial identity development of the Vale dos Vinhedos, as well as the contradictions that permeate this reality.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherVinho e vinificaçãopt_BR
dc.subject.otherTerritorialidade humanapt_BR
dc.subject.otherServiço de alimentaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/803-
dc.date.accessioned2015-10-28T16:31:18Z-
dc.date.available2015-10-28T16:31:18Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAtualmente, diversas regiões buscam expressar seus hábitos, sua cultura e seu modo de vida através de produtos ou processos que as particularizam frente às demais, proporcionando aos visitantes e visitados, sensações de exclusividade a partir de experiências vividas nestas regiões. A gastronomia tem recebido, além de valorização regional, status de tema de pesquisas científicas ao longo dos últimos anos. Todavia, estudos relacionados à fusão entre os segmentos da gastronomia e da enologia e suas relações com o desenvolvimento regional, têm recebido pouca atenção, enquanto tema de estudos acadêmicos no país. Entende-se por enogastronomia a união de segmentos sustentada por um tripé que compreende o produtor rural, as empresas (vinícolas e restaurantes) e o território, onde são desenvolvidos e aplicados conhecimentos teóricos, técnicos e práticos no oferecimento de produtos particulares e de qualidade aos consumidores finais. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição da enogastronomia no processo de formação de identidade territorial na região do Vale dos Vinhedos/RS. O período estudado estende-se de 1990 até os dias atuais. O marco teórico está referenciado no materialismo histórico dialético. Como método de levantamento dos dados, a pesquisa é de caráter qualitativo, com a realização de uma pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foram criadas categorias de entrevistados, agrupadas em três segmentos: o grupo dos empresários do setor vitivinicultor e do setor gastronômico, o grupo dos trabalhadores assalariados vinculados a estes setores e o grupo dos agricultores familiares, que fornecem matéria prima para o setor enogastronômico. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam a repercussão dos processos de formação do terroir e de certificação de indicação geográfica na formação da identidade territorial do Vale dos Vinhedos, bem como as contradições que permeiam essa realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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