Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/805
Autor(es): Hermes, Rosméri
Título: Docências, crianças e políticas de alfabetização/letramento : entre capturas e possibilidades nas escolas municipais de Arroio do Tigre/RS.
Data do documento: 2015
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa em Aprendizagens, Tecnologias e Linguagens na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Universidade de Santa Cruz do Sul, objetiva compreender como as professoras, que participam da formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), organizam as práticas de alfabetização/letramento voltadas às crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino de Arroio do Tigre, interior do Estado do Rio Grande do Sul, com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental nos cursos de formação do PNAIC e no contexto da escola. Considerando a problemática da leitura e escrita no contexto histórico da educação brasileira, contextualizam-se as condições de possibilidade do PNAIC, relacionando-o ao Plano Nacional de Educação, ao Plano de Desenvolvimento da Educação, à Política de Ampliação do Ensino Fundamental dos Nove Anos e ao Programa Pró-Letramento - Mobilização da Qualidade na Educação. A partir da Perspectiva da Complexidade, a metodologia constitui-se pelo estudo de narrativas com as contribuições de Connelly e Clandinin, Larrosa, bem como dos princípios propostos por Edgar Morin. Nesse processo, a partir da escuta sensível e do vivido, tomam-se como materialidade os estudos dos cadernos didáticos do PNAIC voltados à linguagem oral e escrita, os diários de classe, as narrativas da pesquisadora, das professoras e das crianças para refletir as ações docentes e a produção das infâncias na escola contemporânea. Nestes estudos, emerge o jogo das capturas e das possibilidades. As professoras são capturadas pelos discursos pedagógicos que perpassam o a formação continuada no PNAIC, trabalhando no viés instrumental e técnico. As crianças, da mesma forma, são capturadas pelas ações docentes no contexto da sala de aula, sendo que, nesta captura, não há tempo para ser criança na experiência brincante, poética, estética e ética. Brincar com as palavras, jogar com elas, na experiência de estar sendo linguagem. Trata-se de transcender na prática educativa, abrindo possibilidade para o par experiência/sentido na escola contemporânea, contrariando uma prática instrucional/técnica de ensinar a ler e escrever.
Resumo em outro idioma: This research, linked to the Learnings, Technologies and Languages in Education Line of Research, of the Post Graduate Program - Masters Degree, of the University of Santa Cruz do Sul, aims to comprehend how the teachers, who participate in the sustained formation of the Literacy at The Right Age National Pact Program (PNAIC in its Portuguese Acronym), organize the practices of literacy towards children in their first year in the Elementary School. It is a research developed in the municipal teaching system of Arroio do Tigre, in the country side of Rio Grande do Sul, as teachers of the first year of Elementary School in the formation courses of PNAIC and in the school context. Considering the problematic of reading and writing in the historical context of he brasilian education, adds up the possibility conditions of the PNAIC, linking up to the National Plan of Education, to the Education Developing Plan, to the Policy of Extension of the Nine Years Elementary School and the Pro-Literacy Program - Mobilization in The Quality of Education. From the Perspective of Complexity, the methodology is based in the narrative studies with contributions of Connelly and Clandinin, Larrosa as well as the principles proposed by Edgar Morin. In this process, from the sensible hearing and the lively, it takes as materiality the studies of the PNAIC didactic notebooks, focused on the oral language and writing, the classes diaries, the narratives of the researcher, the teachers and the children to reflect the teaching actions and the production of the childhood in the contemporary school. In this studies, emerges the game of catches and possibilities. The teachers are caught by the pedagogical speeches that permeate the sustained formation in the PNAIC, working in the technical and instrumental way. The children, in the same way, are caught by the teaching actions in the classroom context, being that, in this catch, there is no time to be a child in the playing, poetic, esthetic and ethical experience. To play with words, to toy with them, in the experience of being language. It is to transcend in the educative practice, opening possibilities to the pair experience/senses in the contemporary school, contradicting instructional/technical practice of teaching how to read and write.
Nota: Inclui bibliografia
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Alfabetização
Letramento
Professores alfabetizadores
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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