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http://hdl.handle.net/11624/808
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Steindorff, Gabriel | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Além de um castelo de cartas : a metaficção na série House of cards. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Piccinin, Fabiana | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This research discusses narrative diegetic levels and metafiction, observing how both concepts can be identified in the audiovisual production House of Cards. Narrative levels and metafiction were identified as present in the series, strengthening the relation of complicity between narrator and audience. Are understood as metafiction fictional products that somehow duplicate the narrative within the body of work, and thus alters the viewer's relation towards it. After literature review on literary theory, metafiction and audiovisual, methodology was developed with basis on the occurrence of explicitly diegetic metafiction situations. In order to address them, three subcategories where then created by this study – metafictional diegetic, confessional metafictional and sign metafictional. House of Cards became particularly relevant for this study because its audiovisual narrative is structured at different diegetic levels. Moreover, in one of them, an intra-diegetic narrator addresses the spectator directly. From this, it was noted that these categories create a microcosm between narrator and viewer, once used. By doing so, the narrator delivers to the viewer information that other characters do not have access to. The "delivery" of exclusive information to the viewer breaks the so-called "fourth wall", aiming to require viewer's attention and create the feeling of more active interpretation work. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | House of cards (Programa de televisão : Estados Unidos) | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção - Técnica | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject.other | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/808 | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-03T11:21:42Z | - |
dc.date.available | 2015-11-03T11:21:42Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa discute os níveis diegéticos e a metaficção na narrativa buscando observar como esses dois conceitos podem ser identificados na produção audiovisual House of Cards. Verificou-se assim, como os níveis narrativos e a metaficção se apresentam na série, reforçando a relação de cumplicidade entre o narrador e o espectador. Entende-se como metaficção os produtos ficcionais que de alguma forma duplicam sua narrativa no interior da obra, e assim mudam a relação do espectador com a obra. Para tanto, após a revisão bibliográfica sobre a teoria literária, a metaficção e o audiovisual, foi desenvolvida uma metodologia de análise, a partir da ocorrência de situações metaficcionais diegéticas explícitas. Foram criadas por este estudo três subcategorias metaficcional diegética, metaficcional confessional e metaficcional gestual para o estudo destas situações. A partir disto, notou-se que quando utilizadas pelo narrador, estas categorias criam um microcosmo entre este e o espectador, em que o narrador entrega ao espectador informações que os outros personagens da ficção não têm acesso. A (entrega) de informações exclusivas ao espectador tem o objetivo de requisitar a atenção do espectador e criar nele a sensação de participante da narrativa. E assim, despertar nele uma sensação de cumplicidade com o narrador e maior envolvimento com o mundo narrativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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