Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/810
Autor(es): Lenz, Adriana Janice
Título: Mediação de conflitos escolares nas práticas da orientação educacional.
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados e as reflexões decorrentes de um estudo sobre a mediação de conflitos escolares nas práticas da Orientação Educacional. São aqui discutidos os dados coletados em entrevistas realizadas com orientadores educacionais, focalizando principalmente suas práticas, suas representações e suas interpretações a cerca da Mediação, do Conflito e da Mediação de Conflitos. Um dos aspectos relevantes deste trabalho é a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos orientadores educacionais nas suas escolas. Outro aspecto relevante é a possibilidade de trazer alguma clareza e um repensar para a questão do processo de mediação de conflitos que tem ocorrido nas escolas. Ao tentar focalizar práticas bem sucedidas, procurou-se se deter nas formas que o orientador educacional utiliza para trabalhar as questões que envolvem a mediação de conflitos, percebendo as experiências e os conhecimentos que a comunidade escolar traz para a escola, isto é, seu capital cultural e humano a cerca do assunto. Estudos e pesquisas têm mostrado a situação difícil pela qual tem passado as escolas para mediar os conflitos. No entanto, são poucos os trabalhos que apontam para formas diferenciadas, eficazes e democráticas, principalmente na área da Orientação Educacional. A mediação de conflitos, com o olhar teórico da dialética, é uma estratégia de diálogo que o orientador pode utilizar na sua prática enriquecendo as relações na escola. Assim, estará auxiliando os sujeitos a se comunicarem traçando compromissos solidários e aprendizagens de vida. É nesse espaço que se coloca a possível contribuição deste estudo.
Resumo em outro idioma: This paper presents the results and reflections arising from a study on the mediation of school conflict in the practices of Educational Guidance. We here discuss the data collected in interviews with school counselors , mainly focusing their practices, their representations and their interpretations about Mediation, Conflict and Conflict Mediation. An important aspect of this work is the analysis of pedagogical practices developed by school counselors in their schools. Another relevant aspect is the possibility of bringing some clarity and a rethinking of the issue of the process of conflict mediation that has taken place in schools. When trying to focus on successful practices, we tried to stop it in the ways that the counselor uses to work on issues involving conflict mediation, realizing the experience and knowledge that the school community brings to the school, that is, its capital cultural and human about the subject. Studies and research have shown the difficult situation that has gone schools to mediate conflicts. However, there are few studies that point to differentiated , effective and democratic forms , especially in the area of Educational Guidance. The conflict mediation, with the theoretical look of the dialectic, is a strategy of dialogue that the supervisor can use in your practice enriching relationships in school. Thus, the subjects will be helping to communicate tracing solidarity commitments and life learning. It is in this space that puts the contribution of this study.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Orientação educacional
Administração de conflitos
Mediação
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaLenz.pdf815.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons