Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/811
Autor(es): | Kipper, Daiane |
Título: | Práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos : entre números, letras e sinais. |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar as práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos, em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul. Com base nesse objetivo, apresento as problemáticas que conduzem o presente estudo: Como são produzidas, por um grupo de alunos surdos, práticas matemáticas visuais? Quais implicações curriculares emergem destes modos de produção? Para tal empreendimento, apoio-me nos estudos sobre o currículo escolar em suas interlocuções com a Etnomatemática, onde se encontram ferramentas teórico-metodológicas para analisar o material. Para dar conta dessa problemática, a parte empírica da pesquisa foi realizada em uma escola referência no atendimento de alunos surdos. Teve como sujeitos seis alunos surdos de uma turma do 6º ano e uma professora das séries iniciais do EF (que havia trabalhado com esses alunos no ano anterior). O material de pesquisa foi produzido a partir de: quatro oficinas de frações realizadas com os alunos surdos, excertos do diário de campo, material escrito produzido pelos mesmos; pareceres descritivos dos anos iniciais do EF desses alunos; entrevista com a referida professora; e plano de estudos do 6º ano do EF da escola pesquisada. Da análise do material de pesquisa emergiram três unidades de análises: a) as relações de poder impressas nos pareceres descritivos; b) a posição entre o visual e o escrito na Matemática Escolar; c) As práticas matemáticas visuais produzidas no currículo escolar. No que diz respeito à Matemática para surdos, o estudo assinalou para a um currículo, que não se reduza apenas a tradução dos conteúdos da Língua Portuguesa para a Língua de Brasileira de Sinais, mas que esteja mais atento às práticas visuais produzidas por surdos. Considera-se, em nível de resultados para discussão deste trabalho, que a convenção ou criação de sinais na disciplina de Matemática, posta em ação no currículo que almeja uma educação bilíngue para surdos, pode tornar a disciplina de Matemática mais próxima da comunidade surda. E que essa produção seja uma legado para a comunidade surda. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation has as a main purpose to analyze the visual Math practices produced by a group of deaf students, in a public school in Vale do Rio Pardo region, in Rio Grande do Sul state. Based on this goal, the problems that lead this current study are presented: How are visual Math practices produced by a group of deaf students? What curricular implications emerge from these methods of production? For this project, it is used the studies about the school curriculum in its interlocutions with Ethnomathematics in which it is found theoretical and methodological tools to analyze the material. In order to handle with this issue, the empirical part of the research was realized in a school that is a reference in the assistance for deaf students. The research had six deaf students from the 6th grade and a teacher from the beginning grades of Elementary School (she had worked with the students at the year before). The research material was produced from: four fraction workshops performed with the deaf students, excerpts from the field journal, written material produced by them; descriptive texts from the initial grades of the Elementary School. Analyzing the research data three analyzing units emerged: a) the relation of power impressed in the descriptive texts; b) the position between the visual and the written in School Math; c) the visual Math practices produced in the school curriculum. Regarding the subject Math for deaf, the study pointed out for the curriculum that the subject should not be only translated from Portuguese to the Brazilian Sign Language, but also, people should pay more attention to the visual practices performed by the deaf people. It is considered, based on the results of this work, that the convention or creation of signals in Math, being placed in action in the curriculum that aims a bilingual education for deaf people, can make the Math subject closer to the deaf community. And it is hoped that this production can be a legacy to the deaf people. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Matemática - Estudo e ensino Etnomatemática Educação de pessoas com deficiência auditiva |
Orientador(es): | Oliveira, Cláudio José de |
Coorientador(es): | Thoma, Adriana da Silva |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DaianeKipper.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons