Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/814
Autor(es): Silva, Pamella Tucunduva da
Título: Produção de escrita de si nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta de interação com narrativas.
Data do documento: 2015
Resumo: Nesta dissertação, intitulada Produção de escrita de si nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma proposta de interação com narrativas, temos o objetivo de investigar as implicações de textos narrativos para o processo de elaboração de autonarrativas, a partir de teorias advindas da Complexidade. Para isso, embasamo-nos no conceito de Complexidade (MORIN, 2005) e nas teorias advindas dela, tais como a Cibernética e a Biologia da Cognição, (MATURANA; VARELA, 2001, 2005). Consideramos também a evolução, a estrutura e a importância das narrativas ao longo dos tempos, bem como sua função na contemporaneidade (SARAIVA, 2001; ECO, 1995; BRUNER 1990; LARROSA, 2003; GAI, 2009). Além disso, utilizamos estudos acerca de autonarrativas (MARIOTTI, 2008; RICOEUR, 2000). Expusemos diversas narrativas literárias a um grupo de alunos de 8º ano de uma escola particular localizada no município de Venâncio Aires/RS, a fim de que, no contato com as histórias, eles produzissem autonarrativas, que interpretamos de acordo com o quadro teórico. Com base nas interpretações, percebemos a emergência de um princípio autopoiético, comum a todos os sujeitos, qual seja, neste caso, a compreensão da vida como processual e cíclica. Além disso, o contato com os textos demonstrou que somos todos autopoiéticos, na medida em que a (re)configuração do que somos, a partir de novas vivências e experiências, é condição fundamental da existência.
Resumo em outro idioma: In this study, entitled Self-writing activity in the later years of Middle School: a proposal of interaction with narratives, we aim to investigate the implications of narrative texts to the self-narrative development process, from theories emerged from the Complexity. For this, we underlie on the concept of Complexity (MORIN, 2005) and the theories emerged from it, such as Cybernetics and the Biology of Cognition, (MATURANA; VARELA, 2001, 2005). We also consider the evolution, the structure, and in the importance of the narratives over time, as well as its role in contemporaneity (SARAIVA, 2001; ECO, 1995; BRUNER 1990; LARROSA, 2003; GAI, 2009). Moreover, we based on studies of self-narratives (MARIOTTI, 2008; RICOEUR, 2000). Thus, we exposed several narratives to a group of 8th grade students from a private school located in the city of Venâncio Aires/RS, so that, from the interaction with the stories, they would produce self-narratives, which we interpreted in accordance with the theoretical framework. Based on the interpretations, we noticed the emergence of an autopoietic principle, common to all students, which is, in this case, the understanding of life as procedural and cyclical. Furthermore, the contact with the texts showed that we are all autopoietic beings, since the (re)configuration of who we are, from new experiences and learning, is a fundamental condition of existence.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Narrativa (Retórica)
Autopoiese
Crianças - Escrita
Orientador(es): Pellanda, Nize
Coorientador(es): Gai, Eunice Piazza
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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