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dc.contributor.authorMachado, Vinicius de Camargo-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO planejamento estratégico como instrumento de gestão em instituições comunitárias de ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBegnis, Heron Sérgio Moreira-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThe current scenario of higher education in Brazil over the past decade has shown significant changes, requiring more and more business practICES by the Community Institutions of Higher Education (ICES). Thus, the general purpose of this work was to understand the way in which occurs the use of strategic planning as effective tools in the direction of an ICES front of the new higher education scenario. The work aims to contribute to the better performance of the management of Community institutions of higher education with regard to strategic planning (PE), a form of implementation, evaluation and relevance of having this management tool, especially in the case of great complexity and a high degree of heterogeneity organizations. The study methodology adopted was the multiple case study, which enabled explore qualitatively and quantitatively the management and strategic planning of both ICES, UNISC and UNICRUZ. The basic theory used as a reference was based on Mintzberg e Quinn (2001), Kaplan and Norton (1997), Ansoff (1993), Certo and Peter (1993), among other authors. Values of understanding of the higher education scenario and the current PE tool employment stage and other variables that come proving to be relevant starting of the outcome. After conducting this extensive research was possible to identify actions that can point improvements in the management of ICES provided that it is the formally established PE. The results of the study indicate that there is an awareness of the importance of having management tools such as PE, however its implementation is at an early stage. Yet it was possible to identify the uncertainty regarding the best theoretical model to follow, or even the possibility of creating a specific model that meets the particularities of ICES. Thus, the study contributes to better management of ICES, because given the context of Brazilian education and the need for the use of administrative tools that allow the implementation of management improvements continuously increasingly become necessary, and once not existence of formal PE, as was found in this study, even though there is awareness of the need of this tool, makes it difficult to anticipate management actions that may contribute to improving the decision making process in favor of maximizing institutional objectives of ICES.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades comunitárias - Administraçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/819-
dc.date.accessioned2015-11-09T11:47:38Z-
dc.date.available2015-11-09T11:47:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO cenário atual da educação superior no Brasil, nos últimos dez anos, vem demonstrando transformações significativas, exigindo cada vez mais práticas empresariais por parte das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES). Assim, o objetivo geral da dissertação foi compreender a forma pela qual se dá a utilização do Planejamento Estratégico (PE) como ferramental efetivo no direcionamento de uma ICES frente ao novo cenário da educação superior. O trabalho tem a finalidade de contribuir para a melhor atuação da gestão das ICES no que diz respeito ao PE, sua forma de implantação, avaliação e da relevância de se possuir essa ferramenta gerencial, principalmente tratando-se de organizações de grande complexidade, com alto grau de heterogeneidade. A metodologia de estudo adotado foi o estudo de caso múltiplo, o qual possibilitou explorar qualitativa e quantitativamente a gestão e o planejamento estratégico das duas ICES, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). A teoria de base utilizada como referência baseou-se em Mintzberg e Quinn (2001), Kaplan e Norton (1997), Ansoff (1993), Certo e Peter (1993), entre outros autores. Também foram investigados a compreensão do cenário do ensino superior e o atual estágio do emprego da ferramenta PE, bem como outras variáveis que vieram a se mostrar relevantes a partir dos resultados apurados. Após a realização dessa ampla investigação, foi possível identificar ações que podem apontar melhorias na gestão das ICES, desde que se tenha o PE, de maneira formal, instituído. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam que há uma consciência da importância de ter ferramentas gerenciais como o PE, entretanto sua implantação está em fase inicial. Ainda, foi possível identificar a indefinição em relação ao melhor modelo teórico a ser seguido ou até mesmo a possibilidade de criar um modelo específico, que atenda às particularidades das ICES. Assim, o estudo contribui para uma melhor gestão das ICES, pois dado o contexto da educação brasileira, a necessidade da utilização de ferramentas administrativas que permitam a implementação de melhorias gerenciais, de forma contínua, cada vez mais se tornará maior. A não existência de PE formal, como foi concluído no presente estudo, mesmo havendo consciência da necessidade dessa ferramenta, acaba por dificultar a antecipação de ações gerenciais que possam contribuir para a melhoria do processo de tomada de decisão em prol da maximização dos objetivos institucionais das ICES.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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