Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/824
Autor(es): Kayser, Ana Carolina
Título: Análise da gestão de projetos colaborativos de inovação entre universidades e empresas.
Data do documento: 2015
Resumo: As estratégias que as empresas têm adotado para promover inovações têm mudado significativamente nos últimos anos, especialmente no que concerne à parceria com universidades para o desenvolvimento de projetos colaborativos. O aprendizado das empresas e das universidades no sentido de viabilizar a interação entre as instituições necessita de novas ações para dinamizar e profissionalizar esse processo. Em função da necessidade de otimizar a alocação dos recursos gastos e minimizar os riscos pelas empresas e universidades nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, percebe-se uma crescente e justificada preocupação com a qualificação da gestão de projetos colaborativos, por meio da aplicação de ferramentas e práticas adequadas. O estudo realizado teve como objetivo principal propor um guia de boas práticas para a gestão de projetos de inovação colaborativos entre Universidades e Empresas. A revisão teórica fundamentou-se essencialmente em Davenport, Davies e Grimes (1998), Moro-Valentin, Montoro-Sanchez, Guerra-Martin (2003), Barnes, Pashby e Gibbons (2006) e Albertin e Amaral (2010), que pesquisaram boas práticas ou fatores críticos de sucesso em projetos de pesquisa colaborativos entre universidades e empresas. Como procedimento metodológico, realizou-se pesquisa descritiva mediante o estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa. A seleção dos estudos de caso foi realizada por seleção e intencionalidade, constituindo-se de quatro casos de projetos colaborativos universidade–empresa, sendo dois casos considerados de gestão bem sucedida e dois casos de gestão mal sucedida. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores, empresários e pesquisadores envolvidos em cada projeto, norteadas por um roteiro específico, visando a atender os objetivos do estudo. Em relação aos resultados obtidos na pesquisa, foram identificadas práticas de gestão de projetos colaborativos que reforçam a literatura nacional e internacional, quais sejam: definição de objetivos claros e realistas, responsabilidades definidas claramente, confecção de instrumentos contratuais claros e a prática de uma comunicação eficaz. Além destas, foram identificadas também novas práticas: a necessidade de manter contato presencial entre os parceiros, o registro sistemático das informações acerca do projeto, a realização de uma reunião de abertura para a formalização e disseminação das informações do projeto, a realização de reuniões periódicas de acompanhamento, o acesso a um software ou plataforma de gestão de projetos e possuir os processos do setor de gestão de projetos bem definidos. A partir do levantamento destas práticas, foi proposto um guia contendo dez boas práticas para a gestão de projetos colaborativos Universidade – Empresa.
Resumo em outro idioma: The strategies used by companies to promote innovations have significantly changed in recent years, especially when regarding the partnership with universities to develop collaborative projects. Businesses and universities’ knowledge, in order to facilitate the interaction between institutions, requires new actions to streamline and professionalize the process. Concerning the need to optimize the allocation of spendable resources and also to diminish risks by companies and universities in research, development and innovation, is possible to observe a growing and justified concern within the qualification of collaborative projects’ management, through the application of adequate tools and practices. The study aims to propose a best practices guide for the management of collaborative innovation projects between universities and companies. The literature review was essentially based in Davenport, Davies and Grimes (1998), Moro-Valentin, Montoro-Sanchez, Guerra-Martin (2003), Barnes, Pashby and Gibbons (2006) and Albertin and Amaral (2010), that searched for best practices and critical success factors in collaborative research projects between universities and companies. As a methodological procedure, was realized a descriptive research through multiple case study with a qualitative approach. The selection of the study cases was carried out by selection and intentionality, constituting four cases of university-company collaborative projects, two of them considered successfully managed and the other two unsuccessfully managed. Semi-structured interviews were realized with managers, entrepreneurs and researchers involved in each project, guided by a specific roadmap, in order to meet the objectives of the study. Regarding the results found in the research, were identified management practices in collaborative projects that reinforce national and international literature, been them: setting clear and realistic goals, clearly defined responsibilities, making clear contractual arrangements and the practice of effective communication. Apart from these, were also identified new practices: the need to maintain personal contact between partners, the systematic data recording of the project, conducting an opening meeting to formalize and disseminate information about the project, conducting regular meetings of monitoring, access to a software or a project management platform and having well-defined processes of the project management sector. From the gather of these practices, a guide containing ten best practices for the management of collaborative projects between University-Company was proposed.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Administração de projetos
Inovações tecnológicas
Comunidade e universidade
Relações interorganizacionais
Orientador(es): Wegner, Douglas
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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