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dc.contributor.authorNagel, Rosângela Ruppenthal-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEntre o ensino regular e a educação de jovens e adultos : realidade e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSiqueira, Janes Teresinha Fraga-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis Master’s Thesis work has its origin from our concern about the migration of young from high school to EJA. These young became the focus of our attention and our research which seeks to understand why young from state public nightly high school are looking for migrating to Young and Adult Education (EJA) either from pub-lic state school and what emancipatory possibilities come out for these young. Our general goal is to analyze the immediate and mediate reasons brought by young as migrating from nightly high school to EJA’s classes either in the night shift. Be-sides, the specific goals are to analyze the reason of migrating movement accom-plished by young from nightly high school to EJA; to explain, interpret and under-stand the school role in relation to this choice; in light of the results, to purpose other educative possibilities to young that contribute to their development and provide emancipatory possibilities. We seek, theoretically, support on Paulo Freire’s ideas and on EJA’s researchers as well as we tried to analyze some dialectic’s categories, mainly the contradiction. We achieved, methodologically, a qualitative research and a case study. For this, we base ourselves on Triviños (1987) and Bardin (1979). In our results we found, among the reasons which led young for migrating from high school to EJA, mainly the need to work. We can highlight that lots of young feel pres-sured as leaving high school to attend EJA.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherJovens - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação de adultos - Formaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/830-
dc.date.accessioned2015-12-09T11:20:39Z-
dc.date.available2015-12-09T11:20:39Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de dissertação tem sua origem na nossa preocupação com a migração de jovens do Ensino Médio regular para a EJA. Estes jovens tornaram-se alvo de nossa atenção e de nossa pesquisa que busca compreender o porquê dos jovens do Ensino Médio regular noturno de uma escola pública estadual buscarem migrar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também de uma escola estadual e quais possibilidades emancipatórias se apresentam a esses jovens. Nosso objetivo geral é analisar os motivos imediatos e mediatos trazidos pelos jovens ao migrar do Ensino Médio regular noturno para as aulas da EJA também no noturno. Já os objetivos es-pecíficos são analisar o porquê do movimento de migração realizado pelos jovens do Ensino Médio regular noturno para a EJA; explicar, interpretar e compreender o pa-pel assumido pela escola de ensino regular em relação à essa escolha; à luz dos resultados, propor outras possibilidades educativas aos jovens que contribuam com os seus desenvolvimentos e propiciem possibilidades emancipatórias. Buscamos, teoricamente, apoio nas ideias de Paulo Freire e de pesquisadores da EJA, bem como tentamos analisar algumas categorias da dialética, principalmente a contradi-ção. Realizamos, metodologicamente, uma pesquisa de natureza qualitativa e um estudo de caso. Para isso, seguimos Triviños (1987) e Bardin (1979). Em nossos resultados encontramos, entre os motivos que levaram os jovens a migrar do Ensino Médio regular para a EJA, principalmente a necessidade de trabalhar. Podemos des-tacar que muitos jovens sentem-se pressionados a sair do Ensino Médio regular pa-ra frequentar a EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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