Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/904
Autor(es): Marques, Marilton Souto
Título: Acadêmicos de graduação em enfermagem e o suporte básico de vida.
Data do documento: 2015
Resumo: A parada cardiorrespiratória (PCR) resulta em morte, se não houver uma adequada intervenção. O objetivo deste estudo foi identificar conhecimento e habilidade dos acadêmicos do último ano de graduação em Enfermagem, quanto às intervenções necessárias frente a PCR. Estudo de caráter exploratório descritivo com abordagem quantitativa, transversal e observacional, desenvolvido em uma instituição de ensino superior do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo foram acadêmicos do Curso de graduação em Enfermagem; cursando disciplinas do 9º ou do 10º semestre. Estes foram informados quanto ao tema, objetivos, metodologia do estudo e que sua participação, não implicaria em prejuízos e riscos, respeitando-se a Resolução 466/2012. Para coleta de dados, informou-se os sujeitos que estariam sozinhos frente a um manequim, simulando uma pessoa que apresentou um mal súbito, na recepção de uma Estratégia da Saúde da Família, sem mais informações a respeito. Disponibilizou-se materiais para Suporte Básico de Vida (SBV). Utilizou-se um formulário adaptado para avaliação de habilidade prática, apresentando 26 itens a serem seguidos, conforme as Diretrizes de RCP de 2010, norteando a observação. Houve também um registro em vídeo em plano detalhe, para maior fidedignidade dos dados colhidos, mas mantendo o anonimato do acadêmico. Identificou-se que todos os sujeitos quando atuando sozinhos, não demonstraram conhecimento tampouco habilidade para intervenções de SBV frente a uma parada cardiorrespiratória extra-hospitalar. Evidenciou-se também a despreocupação com a segurança do próprio socorrista. Procedimento importante, como a verificação de pulso carotídeo, embora não obedecendo o momento estipulado pelas diretrizes, foi realizado de forma correta. Entende-se que este estudo tenha possibilitado aos sujeitos uma maior articulação entre a teoria e a prática, e mesmo frente ao erro, há a oportunidade de aprendizagem, permitido instigar reflexões quanto à importância do tema e a ação do enfermeiro em uma RCP, propondo discussões e melhorias.
Resumo em outro idioma: Cardiopulmonary arrest (PCR) results in death, if there isn’t an appropriate intervention. The objective of this study was to identify knowledge and skill of the last academic year of undergraduate nursing students, for the interventions required ahead PCR. Descriptive exploratory study with a quantitative, transversal and observational approach, developed in a higher education institution in the interior of Rio Grande do Sul State. The study subjects were students of the undergraduate course in Nursing; studying disciplines of the 9th or the 10th semester. They were informed on the subject, objectives, methodology of the study and that their participation does not imply losses and risks, complying with Resolution 466/2012. For data collection, we would advise that the subjects who were alone front of a dummy simulating a person who had a sudden illness at the reception of the Family Health Strategy, no more information about it. Provided up materials for Basic Life Support (BLS). We used an adapted form for the assessment of practical skills, with 26 items to be followed, according to the 2010 CPR Guidelines, guiding the observation. There was also a video recording in detail plan for increased reliability of the data collected while maintaining the anonymity of the academic. It was identified that all subjects when acting alone, showed no knowledge nor ability to BLS interventions against an extra-hospital cardiac arrest. It also showed a lack of concern with the safety of the rescuer himself. Major procedure such as carotid pulse check, though not obeying the time stipulated by the guidelines, was conducted correctly. It is understood that this study has enabled the subject closer links between theory and practice, and even against the error, there is the opportunity of learning, allowed instigate reflections on the importance of the topic and the nurse's action in CPR, proposing discussions and improvements.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Enfermagem
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Insuficiência respiratória
Ressuscitação cardiopulmonar
Enfermagem de emergência
Estudantes de enfermagem
Orientador(es): Rezende, Maristela Soares de
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