Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/931
Autor(es): Kist, Daiane Raquel
Título: "Fertilização in vitro é recurso para realizar o sonho de muitas famílias" : uma discussão sobre o tema no âmbito acadêmico.
Data do documento: 2015
Resumo: As tecnologias relacionadas à concepção, entre elas, a fertilização in vitro, estão repercutindo cada vez mais no cotidiano de um contingente maior de cidadãos, atingindo homens e mulheres que desejam ter filhos e que por algum motivo não conseguem concebe-los pelas vias tradicionais de procriação. A multiplicidade de publicações na mídia indica que os futuros profissionais da saúde precisam se apropriar dessas discussões para subsidiarem suas práticas no que se refere à reprodução assistida. Este estudo teve como objetivo problematizar aspectos relacionados à fertilização in vitro no que se referem às questões éticas, culturais e sociais entre 11 acadêmicos de quatro cursos da saúde de uma universidade comunitária. Em termos metodológicos, os dados foram produzidos com a realização de grupos focais. O estudo se insere na perspectiva pós-estruturalista de pesquisa e a análise foi desenvolvida com base nos estudos qualitativos descritivos. As discussões a cerca deste tema no espaço acadêmico propiciaram aos sujeitos um momento de problematizarem a temática. As narrativas reforçam as normas e os valores associados à maternidade, estimulando a aceitação e sua procura por métodos de reprodução assistida. Destaca-se por parte dos sujeitos a carência de leis no país que regulamentem as práticas relacionadas à fertilização in vitro, além de serem amplamente discutidos os aspectos éticos que, em termos gerais, envolvem concepções sociais e culturais que as famílias têm sobre a maternidade e o conjunto de processos que estão em jogo quando o método utilizado não é o natural. Neste sentido o estudo indica a eminente necessidade de se incluir nos currículos dos cursos da área da saúde a temática da fertilização in vitro no sentido de instrumentalizar os futuros profissionais para atuarem nesta área ou se apropriarem do tema.
Resumo em outro idioma: Technologies related to conceiving, including in vitro fertilization, have been increased the impact on the daily lives of a great number of citizens reaching men and women who wish to have children and for some reason cannot conceive them by traditional means of procreation. The multiple media publications indicate that future health professionals need to master these discussions in order to improve their practices in relation to assisted reproduction. This study aimed to discuss aspects related to in vitro fertilization concerning ethical, cultural and social issues in four 11 academic health degrees of a Community College. In terms of methodology, data were collected by conducting focus groups. The research perspective is post-structuralist perspective and the analysis was developed based on descriptive qualitative studies. Discussions about this topic within the academic field allowed the subjects a moment to problematize the narratives reinforce the norms and values associated with motherhood, encouraging acceptance and its demand for assisted reproduction methods. The subjects highlighted the lack of laws in the country which regulates the practice of in vitro fertilization, in addition to a wide discussion on the ethical aspects, which in general, involve social and cultural conceptions that families have about motherhood and the set of processes stated when the method of conceiving is not natural. Therefore, the study indicates the imminent need to include in vitro fertilization in the curricula of health courses in order to enable the future professionals to work in this area or to know more about it.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Enfermagem
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Fertilização in vitro
Ética
Inseminação artificial humana
Reprodução humana
Orientador(es): Somavilla, Vera da Costa
Aparece nas coleções:Enfermagem

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