Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/933
Autor(es): | Borba, Paula Junqueira de |
Título: | Até que a verdade os separe : as estratégias narrativas e a manipulação do leitor em Garota exemplar. |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Propomos, através do presente trabalho monográfico, uma investigação das estratégias empregadas pelos narradores-protagonistas da obra Garota exemplar e seus efeitos na concretização do leitor. Partindo de uma visão ampla do campo onde nosso objeto se insere, conceituamos e analisamos algumas das características da literatura, para aos poucos estreitarmos estas definições, seguindo da ideia geral de literatura até as características do gênero romance - nos focalizando, por fim, especificamente no gênero romance policial. Ao longo de nosso trabalho, abordamos as diferentes tipologias e usos dos narradores, a partir de Ronaldo Costa Fernandes (1996) e Norman Friedman (2002), investigando as variadas técnicas (como a focalização, alternância ou não de pontos de vista, técnicas de corte, flashbacks, introdução de personagens, negação, inserção de vazios na narrativa, por exemplo) empregadas para incentivar a participação do leitor na história. A partir do estudo da Teoria do Efeito, analisamos o efeito do texto no leitor utilizando conceitos do teórico Wolfgang Iser (1999), e os colocamos em prática no decorrer da análise da obra, ao extrairmos trechos pertinentes para a caracterização de tais estratégias e efeitos. Esse estudo nos levou a confirmar as hipóteses levantadas anteriormente em nosso projeto, que se interrogavam sobre a utilização intencional dos paratextos, o duplo ponto de vista, a inclusão de vazios e demais estratégias dos narradores na indução a uma interpretação equivocada pelo leitor. |
Resumo em outro idioma: | We propose, through this monograph, an investigation of the strategies used by the narrators/protagonists in the work Gone girl and their effects on the reader’s concretization. Starting from a wide perspective from the field where our subject is inserted, we conceptualize and analyze some of the literature’s characteristics, so we can gradually narrow these definitions, following the main concept of literature until the definitions of the novel – focalizing, finally, specifically on the crime fiction. In the course of our work we approach the different typologies and narrators’ uses, from Ronaldo Costa Fernandes (1996) and Norman Friedman (2002), investigating the diverse techniques (such as focalization, interchange or not of points of view, cutting techniques, flashbacks, introduction of characters, negations, insertion of blanks) used to encourage the reader’s participation in the story. Observing the studies of the Aesthetic Response Theory, we analyze the effect of the text in the reader using concepts from Wolfgang Iser (1999), and we put them into practice in the course of the analysis of the book, by extracting relevant quotes to the description of said strategies and effects. This study lead us to the ratification of the hypothesis created in our project, that questioned the intentional use of the paratexts, the double point of view, the addition of blanks and other strategies in the induction of a misinterpretation by the reader. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Letras |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Flynn, Gillian,1971. Garota exemplar - Crítica e interpretação Ficção americana - História e crítica Ficção policial americana - História e crítica Leitores - Reação crítica |
Orientador(es): | Domingos, Ana Cláudia Munari |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula.pdf | 644.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons