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dc.contributor.authorBertol, Mariana-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleVisões do paraíso : a violência e o sagrado na trajetória dos personagens Adão e Eva.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorCardoso, Rosane Maria-
dc.degree.departmentCurso de Letraspt_BR
dc.description.abstractEn este trabajo tenemos por objetivo investigar la trayectoria de los personagenes Adán y Eva, en la obra El infinito en la palma de la mano, de Gioconda Belli, comparando con la visión del pintor Hieronymus Bosch, en su cuadro El Jardín de las Delicias. Analizamos la transformación que los protagonistas de la obra sufren y la violencia que se abate sobre Adán y su familia, de acuerdo con la concepción de René Girard sobre la violencia, el sagrado y el sacrificio. La intertextualidad se presenta a través de la visión semejante que Bosch y Gioconda Belli comparten sobre la creación de la humanidad y las consecuencias sufridas en razón de la búsqueda por los placeres mundanos. Así la obra de Bosch en cuestión constituí metáforas a través de las cuales es posible hacer una lectura que se aproxima de la obra de Belli.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherBelli, Gioconda, 1948. El infinito en la palma de la mano - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherBosch, Hieronymus, ca. 1450-1516. O jardim das delícias - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherGirard, René, 1923-2015pt_BR
dc.subject.otherLiteratura nicaraguense - História e críticapt_BR
dc.subject.otherEva (Personagem bíblico) na literatura rabínicapt_BR
dc.subject.otherAdão (Personagem bíblico) na literatura rabínicapt_BR
dc.subject.otherViolência na literaturapt_BR
dc.subject.otherIntertextualidadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/939-
dc.date.accessioned2016-01-19T16:16:10Z-
dc.date.available2016-01-19T16:16:10Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho temos por objetivo investigar a trajetória dos personagens Adão e Eva, na obra El infinito en la palma de la mano, de Gioconda Belli, comparando com a visão do pintor Hieronymus Bosch, em seu quadro O jardim das delícias. Analisamos a transformação que os protagonistas da obra sofrem e a violência que se abate sobre Adão e sua família, de acordo com a concepção de René Girard sobre a violência, o sagrado e o sacrifício. A intertextualidade se apresenta através da visão semelhante que Bosch e Gioconda Belli partilham sobre a criação da humanidade e as consequências sofridas em razão da busca pelos prazeres mundanos. Assim a obra de Bosch em questão constitui metáforas através das quais é possível fazer uma leitura que se aproxima da obra de Belli.pt_BR
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