Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/943
Autor(es): Helfer, Fidel
Título: Os jogos digitais como ferramenta para o aprendizado de língua inglesa.
Data do documento: 2015
Resumo: Jogos de videogame fazem parte da sociedade desde os anos 1980. Atualmente, os games possuem narrativas cada vez mais complexas, das quais o jogador precisa se inteirar para avançar e completar os desafios no jogo. Por isso, é possível dizer que os jogos tornaram-se ferramentas importantes no ensino de uma língua estrangeira, no caso deste trabalho a língua inglesa. A utilização de jogos de videogame, como uma extensão da sala de aula para reforçar os conteúdos estudados, está se tornando uma prática cada vez mais comum ao redor do mundo. Todo o apelo visual, as narrativas envolventes, as adequações para o nível do aprendiz transformam o jogo em um instrumento útil e, além disso, faz com que o aprendizado seja mais informal, já que o jogo está em primeiro plano e o aprender vem nele embutido. O jogador internaliza vocábulos, expressões, faz associações, cria sentido para a o enredo presente nos games, geralmente apresentado em língua inglesa. Dessa forma, nosso objetivo é demonstrar, através da compilação de informações, as razões pelas quais os jogos de videogame funcionam como apetrechos, que, se utilizados de maneira correta, podem aperfeiçoar os conhecimentos em língua inglesa. Além disso, apresentaremos algumas teorias de aquisição da linguagem, em especial a de L2, que nos dão sustentação teórica para essa prática. Apresentamos também um relato de experiência tendo como base alunos de 9 a 10 anos do Centro de Línguas e Culturas UNISC, que jogam o Our Discovery Island, jogo integrante da coleção Our Discovery Island da editora Pearson, percebemos uma melhora no aprendizado de vocabulário, já que os estudantes possuem um maior contato com a língua no contexto informal, ou seja, fora do ambiente de sala de aula. Isso proporciona prazer ao mesmo tempo em que desenvolve a criação de sentido através da palavra e da imagem. Os jogos possuem enormes possibilidades, basta serem explorados e melhor analisados para expandir seus potenciais educacionais e tornarem-se ferramentas que auxiliam no ensino de língua inglesa como língua estrangeira.
Resumo em outro idioma: Video games have been part of the society since the 1980's and, nowadays, they have more and more complex stories in which the player needs to know how to move forward in the game and complete its challenges, that is why it is possible to say that games have become important tools for teaching a foreign language, on the case of this study English. The use of video games as an extension of the classroom activities as a tool to reinforce the subjects studied is becoming a common practice around the world. All the visual appealing, the catching stories, the adaptation to the learner’s level of language knowledge, transform the game to a useful instrument, besides that, it makes the learning process more informal, because the game comes in first place, then the learning comes through the act of playing. The player internalizes words, expressions, makes associations, and creates meaning for the story told in the games, usually shown in English. This way, our objective is to show, through a compilation of data, the reasons why video games work as a tool that, if used in the right way, it could upgrade the student’s knowledge in English. Besides that, we are going to present some language learning acquisition theories, especially the Second Language Acquisition Theory one, because it gives us the theoretical base for this practice. It is going to presented also an experience report using as a base students from 9 to 10 years old, that play Our Discovery Island game which is part of the Our Discovery Island books from Pearson publisher, that are used at Centro de Línguas e Culturas UNISC, on which we noticed a better vocabulary learning, since the students have more contact with the language in an informal way, in other words, outside the classroom, which provides pleasure at the same time it creates meanings through images and words. These games provide huge possibilities, they just need to be better explored and analyzed for their educational potential in order to become tools that help on teaching English as a foreign language.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Letras
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Videogames
Jogos eletrônicos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Aquisição da segunda língua
Orientador(es): Santorum, Karen
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