Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchmidt, Silvane Maria-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRegras gramaticais : seu papel no bem falar e escrever.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMacagnan, Maria Julia Padilha-
dc.degree.departmentCurso de Letraspt_BR
dc.description.abstractFor a long time it has been postulated that the success at speaking and writing was intrinsically related to the grammar knowledge. So, people with a huge grammatical accuracy were considered as the people who had more linguistic competence. In the last decades, however, it has been demonstrated that it’s not enough to know about grammatical rules to have guaranteed success at speaking and writing. This piece of work aims to expose, analyse and collate this question from studies of authors such as Irandé Antunes (2003; 2007), Marcos Bagno (2011; 2013), Mattoso Camara Junior (1996; 2007), Maria Helena de Moura Neves (2007), among many others who have been addressing this theme for a very long time. A text/speech cohesive and coherent is not only dependent on books and grammar classes. The language in use, always in a constantly change, plays a very important role in this process. The fixed rules have to be adapted to a language in motion. The verbal interaction between people is fundamental to a good linguistic performance. The importance of developing and expanding the students’ linguistic competence from native language studies (vernacular) will also be highlighted. Knowing what and how to talk in certain situations is a part of an actual speaker’s life. The Language and Written Expression, on the basis of language in use, associated to the grammar needs to be worked since the first grades, without excluding the vernacular of each one and the abundant and rich linguistic variety that we find from North to South of our country.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subject.otherCompetência e desempenho (Linguística)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/945-
dc.date.accessioned2016-01-20T11:14:17Z-
dc.date.available2016-01-20T11:14:17Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoDurante muito tempo postulou-se que o sucesso na fala e na escrita estava intrinsecamente relacionado ao conhecimento gramatical. Logo, pessoas com alto entendimento gramatical eram consideradas as que mais possuíam competência linguística. Nas últimas décadas, porém, tem-se vislumbrado que apenas saber regras gramaticais não garante sucesso nem na fala nem na escrita. O presente trabalho procura expor, analisar e confrontar esta questão a partir de estudos de autores como Irandé Antunes (2003; 2007), Marcos Bagno (2011; 2013, Mattoso Camara Junior (1966; 2007), Maria Helena de Moura Neves (2007), dentre vários outros que há muito tempo vêm tratando do tema. Um texto/discurso coeso e coerente não depende apenas de livros e de aulas de gramática. A língua em uso, sempre em constante mutação, possui papel importantíssimo nesse processo. Regras fixas precisam ser adaptadas a uma língua em movimento. A interação verbal entre os indivíduos é fundamental para um bom desempenho linguístico. Será destacada também a importância de desenvolver e ampliar a competência linguística dos alunos a partir de estudos da língua materna (vernáculo). Saber o que e como falar em determinadas situações faz parte da vida de um falante real. A expressão oral e escrita, com base na língua em uso, associada à gramática precisa ser trabalhada desde as séries iniciais, sem excluir o vernáculo de cada um e a abundante e rica variedade linguística que encontramos de norte a sul do nosso país.pt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvane Maria Schmidt.pdf763.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons