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http://hdl.handle.net/11624/965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alberton, Alis Olivia | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A wii terapia como recurso na reabilitação de amputados. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Angela Cristina Ferreira da | - |
dc.contributor.advisorco | Cruz, Daniel Fernando | - |
dc.degree.department | Curso de Fisioterapia | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Amputation is a procedure used since the earliest historical accounts involving the loss of a body part or portion thereof. However there are constant surgical enhancements, since most appropriate techniques to prevent medical and physical complications that may put at risk the person to be amputated. One of the tools that have been used in the rehabilitation of these patients for balance and coordination training is the Nintendo Console WII®. Objective: To evaluate how the WII therapy helps in rehabilitation of lower limb amputees, analyzing balance and center of gravity of each of them. Methods: The research is qualitative and quantitative, exploratory and comparative observational design of the study such cases, conducted at the Clinic Fisio Unisc. The sample was composed of three transfemoral amputees male. The method was the use of Wii equipment through games winning the steps and getting the individual score for each. It is photographed individually each frame projected on the screen with the score of each amputee for further comparative analysis between the participants. Results: At the end of the consultations and testing it was noted that the three subjects showed different results. The two younger experienced significant improvements and older had trouble understanding commands. Thus, it did not show improvements from the initial recognition step of the platform, because it could not carry the necessary weight bearing on both legs, for not understanding the proposed activity. Conclusion: During the sessions with this tool it was noticed that the interactivity motivated amputees to perform the activities and therefore run with the crutch independence, distribution and transfer of weight in addition to the recognition of the needs for further research to propose other games and evaluate other aspects in health and Physiotherapy. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Amputados - Reabilitação | pt_BR |
dc.subject.other | Fisioterapia - Software | pt_BR |
dc.subject.other | Terapia por exercício | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas de computação interativos | pt_BR |
dc.subject.other | Extremidade inferior | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos eletrônicos - Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência - Reabilitação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/965 | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T18:48:06Z | - |
dc.date.available | 2016-01-21T18:48:06Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: A amputação é um procedimento utilizado desde os primeiros relatos históricos que envolvem a perda de algum segmento corporal ou parte dele. Entretanto ocorrem constantes aprimoramentos cirúrgicos, desde técnicas mais adequadas até a prevenção de intercorrências clínicas e físicas que possa colocar em situação de risco a pessoa a ser amputada. Uma das ferramentas que vêm sendo utilizada na reabilitação destes pacientes para treino de equilíbrio e coordenação é o Console Nintendo WII®. Objetivo: Avaliar como a WII terapia auxilia na reabilitação de pacientes amputados de membro inferior, analisando equilíbrio e o centro de gravidade de cada um deles. Métodos: A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, de delineamento observacional exploratório e comparativa, do tipo estudo de casos, realizada na Clínica FisioUnisc. A amostra foi composta por três pacientes amputados transfemurais do sexo masculino. O método foi a utilização do equipamento Wii através de jogos vencendo as etapas e obtendo o escore individual para cada uma delas. Fotografou-se individualmente cada quadro projetado na tela com o escore de cada amputado para posterior análise comparativa entre os participantes. Resultados: Ao final dos atendimentos e testes percebeu-se que os três sujeitos apresentaram resultados diferentes. Os dois mais jovens apresentaram melhoras significativas e o de mais idade apresentou dificuldade para entender os comandos. Desse modo, não apresentou melhoras desde a etapa de reconhecimento inicial da plataforma, pois o mesmo não conseguia realizar a descarga de peso necessária em ambos os membros inferiores, por não entender a atividade proposta. Conclusão: Durante os atendimentos com essa ferramenta percebeu-se que a interatividade motivou os amputados a executarem as atividades e desta forma executarem, com independência da muleta, a distribuição e a transferência de peso, além do reconhecimento das necessidades de outras pesquisas para se propor outros jogos e avaliar outros aspectos no campo da saúde e da Fisioterapia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia |
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