Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/975
Autor(es): Silva, Alessandra Moreira e
Título: Os sentidos da loucura : construindo modos de ser.
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho objetiva problematizar os sentidos que são produzidos na nossa sociedade sobre a loucura. A pesquisa refere-se ao Trabalho Final de Curso de Bacharelado em Psicologia. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se na cartografia, conforme proposta de Deleuze e Guattari. O registro dos dados foi realizado através de um diário de campo, o qual se compõe de fragmentos diversos (falas, recortes de jornais, trechos de filmes, documentos, entre outros materiais), bem como dos sentimentos e inquietações da pesquisadora frente aos mesmos. Considerando-se as questões históricas sobre as formas de tratamento da loucura, o trabalho ainda discute os movimentos que culminaram, no país, na reforma psiquiátrica. Assim, apresenta-se a trajetória do dito louco, as internações e os lugares ainda destinados a esses, e problematiza-se a luta antimanicomial, que visa uma nova forma de tratamento, de cuidado do louco, buscando compreender seus efeitos sobre as formas pelas quais se concebe a loucura. Para a análise dos dados, foi construído um esquema de sistematização dos materiais, classificando-os em dois marcadores que emergiram durante a investigação, o primeiro contendo os sentidos atribuídos à loucura, subdivido-os em dois significativos blocos: o patológico e a forma de expressão; e um marcador referente aos discursos sobre a forma de tratamento do dito "louco". O material encontrado associa, de forma estreita, loucura e insanidade, sendo que a psicologia, muitas vezes, também reforça essa questão através de suas práticas, havendo assim muitas vezes uma psicologização da loucura. A partir de tais considerações, podem-se problematizar as próprias práticas psicológicas, assim como os discursos oriundos de diversos campos e que são produzidos e circulam em nossa sociedade, os quais acabam por rotular a loucura, marcando parâmetros entre normalidade e anormalidade, traçando modos de compreender e ser "louco" ou "não louco".
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Orientador(es): Hillesheim, Betina
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