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http://hdl.handle.net/11624/979
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jimenez, Mariana de Brito | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre o espaço da infância na educação infantil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Bedin, Simone Caldas | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstract | This study had as its goal a reflection about childhood, by observing in what forms the concept makes itself present in the work environment of preschool teachers. Historically, the concept of childhood undergoes constant transformations, going from a period in which it was not visible to being acknowledged. To understand and identify which childhood is being considered by preschool teachers, as well as <analize> childhood by observing how it estabilishes relations between legislation, society (common sense) and education (epistemologists) semi-structured interviews were conducted, under consent, in 3 (three) Municipal Preschools, located in a city in the state of Rio Grande do Sul - Brazil, with 3 (three) professionals from each institution. The data analysis was made using the Content Analysis method. Three categories were constructed that comtemplate which childhood is being considered in the scope of education; analysis of the childhood lived by the professionals; and the study of current childhood as an analysis device. Through the meetings it was possible to notice the need to make room to reflect about childhood and perceive how much the theory in discussion permeates the theory currently being practiced. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Infância | pt_BR |
dc.subject.other | Espaço (Arquitetura) | pt_BR |
dc.subject.other | Creches | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação pré-escolar | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/979 | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-22T19:08:59Z | - |
dc.date.available | 2016-01-22T19:08:59Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Historicamente, o conceito de infância, vem sofrendo constantes transformações, passando de uma época em que não era visível, para outra em que passa a ter vez e voz. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo fazer uma reflexão sobre a infância, a fim de compreender e identificar qual infância está sendo considerada por professores de educação infantil, bem como, problematizar a infância ao observar de que forma se estabelece a interlocução entre legislação, sociedade (senso comum) e educação (epistemólogos). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, mediante concordância, em 3 (três) Escolas Municipais de Educação Infantil, localizadas em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com 3 (três) profissionais de cada instituição. A análise dos dados foi feita utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Foram construídas três categorias que contemplam: qual a infância que está sendo considerada no âmbito da educação infantil; o resgate da infância vivenciada pelos profissionais; e, ainda, a problematização da atual infância como dispositivo de análise. Através dos encontros realizados com tais profissionais, foi possível perceber a necessidade de ampliar espaços para a reflexão acerca da infância, no sentido de identificar o quanto a teoria presente no discurso perpassa a teoria que está em prática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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