Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/981
Autor(es): Teixeira, Ludmila de Lara
Título: Que jovens são esses? : pensando a produção dos sujeitos jovens através do programa jovem aprendiz.
Data do documento: 2015
Resumo: Nos últimos anos, no cenário brasileiro, tem sido cada vez maior a visibilidade de Programas vinculados às Políticas Públicas de Juventude. Percebe-se que no decorrer do século XX, transformações advindas da Revolução Industrial e da ascensão dos modelos de produção capitalista produziram novas demandas sociais que desafiaram a relação entre educação e trabalho, em especial, na formação de profissionais qualificados e sua inserção no mercado. Surgem, neste contexto, as legalizações da profissionalização de jovens, com o objetivo de lhes assegurar o direito à educação em condições dignas e a inserção no mercado de trabalho. A educação técnico-profissional ascende, então, ligada à possibilidade de garantir função social para estes jovens. Desta forma, a partir do ano 2000, começaram a ganhar visibilidade as Políticas Públicas de Juventude, incluindo aqui a Lei da Aprendizagem. Amparado pela referente lei, encontramos o Programa Jovem Aprendiz, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), como uma possibilidade de inserção profissional para jovens de 14 a 24 anos. A pesquisa aqui delineada buscou mapear os ditos sobre o Programa Jovem Aprendiz e, com isso, problematizar sobre como os enunciados que permeiam o mesmo tem produzido certa performatividade de sujeitos jovens. Foram mapeados 23 depoimentos de Jovens, disponíveis no Portal virtual do SENAC, que participaram do Programa Jovem Aprendiz. Foi possível perceber que a experiência de aprendiz nos fala de um modo de transformação social e inserção destes, ditos como "inexperientes", em sujeitos sociais. Com isso, nos remete pensar que estes jovens e a suas experiências como aprendizes nos falam da emergência de sujeitos provenientes de uma sociedade consumista e que, necessitam investir e valorizar determinadas qualidades para tornarem-se "mercadorias vendáveis". Assim sendo, esses sujeitos constituem-se como sujeitos econômicos e de interesse, onde há uma valorização das qualidades individuais. Ele, então, buscará formas de aprendizagem para trabalhar, cada vez mais, com excelência, a fim de aumentar os seus espaços de consumo. E ao se tornar vendável e adquirir poder consumo, este homem é legitimado socialmente. O estudo aqui proposto, então, se pretende como possibilidade de problematizar como as formas contemporâneas de legitimação social (consumista) nos dizem de uma produção de determinadas formas de "ser jovem".
Resumo em outro idioma: In recent years, the Brazilian scene, has been increasing the visibility of the Youth Public Policy related software. It is noticed that during the twentieth century, changes arising from the Industrial Revolution and the rise of capitalist production models produced new social demands that challenged the relationship between education and work, in particular the training of professionals and their insertion in the market. Arise in this context the legalization of professionalization of young people, in order to assure the right to education with dignity and integration into the labor market. Technical and professional education amounts then linked to the possibility of ensuring social function for these young people. Thus, from 2000, they began to gain visibility of the Youth Public Policy, including here the Learning Law. Supported by the related law, we find the Young Apprentice Program, linked to the National Service for Commercial Education (SENAC), as a possibility of professional integration of young people 14-24 years. The research outlined here sought to map said about the Young Apprentice Program and, therefore, discuss about the statements that permeate it has produced some performativity of young subjects. They were mapped 23 testimonials Youth available in the virtual Portal SENAC, who participated in the Young Apprentice Program. It was revealed that the learner experience tells us about a social transformation mode and insert these, said as "inexperienced" in social subjects. With this, it leads us to think that these young people and their experiences as learners speak of the emergence of subjects from a consumer society and that need to invest and enhance certain qualities to become "mercadories salable". Therefore, these subjects are constituted as economic subjects and of interest where there is a valorization of individual qualities. He then seek ways to learn to work increasingly with excellence in order to increase their consumption spaces. And to become salable and gain power consumption, this man is socially legitimated. The study proposed here, then, is intended as a possibility to discuss how contemporary forms of social legitimacy (consumer) tell us a production of certain forms of "being young".
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Juventude - Aspectos sociais
Juventude - Saúde e higiene
Adolescentes - Educação
Mercado de trabalho
Política pública
Orientador(es): Nunes, Karla Gomes
Aparece nas coleções:Psicologia

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