Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Josí Aparecida de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA constituição do sujeito professor da educação profissional e tecnológica em um curso do PROEJA : cartografando processos de subjetivação.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation intends to analyse the process of teacher subject constitution of the professional and technological education who works in a technical course, in the PROEJA modality, in a campus of the Instituto Federal sul-rio-grandense. The achievement ways for this research are delimitaded by theorical-methodological choices that tensioned theirselves: the subject constitution in Foucault, crossing over device and resistance concepts and data production with cartographic method. For data registration it has been used a field diary, whose notes form the corpus of analysis of the research. It’s problemized the subjectivities production of the teachers in the midst of the IFSul’s history constitution. It concernes to analyse the truth games that are produced in the power relationship of the research territory. Involved in the IFSul’s plot discourse is the construction of a technical course in the PROEJA modality, whose teachers are the subject of this research. With the cartography, it has been follow the subjectification process of these teachers, while producers of resistance points to the truth games of the institution. Understanding resistances as practices of freedom in the constitutions of these subjects, it has been search the concept of the care of the self, by Michel Foucault, who bring it from the Ancient times as a subject’s attitude in to be uneasy, to devote oneself to himself, to be worried about himself and about the others or, yet, about the world. It’s demonstrated that while the teachers are resisting to the truth games that are put in practice for the continued formation device, they are consisting of theirselves in ethical subjects, in relationship to the moral code that is prescribed to them. However, it must be stick out, reminding Foucault, that’s impossible a total escape from the power relationship. The resistance points cause rearticulations of the device, that result in the permanent relationship between subjectivities production and truth in dispute, in the researched territory. It’s considered, as results for the discussions of this dissertation, that the teacher subject of the professional and technological education who works with PROEJA consists of himself playing the truth games of the institution that is, also, historically building. He’s a subject in construction, in constant production, between conflicts and confrontations, disputes and truths, knowledge and power. He’s an active subject, who isn’t just regulated or managed, but a subject who resists to this regulation, who looks for his freedom possibilities. He becomes worry about himself, alarming his colleagues. Resisting to the truth games, teachers keep themselves in the game, learning how to play.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCartografiapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/983-
dc.date.accessioned2016-02-10T14:34:00Z-
dc.date.available2016-02-10T14:34:00Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende analisar o processo de constituição do sujeito professor da educação profissional e tecnológica que trabalha em um curso técnico, na modalidade PROEJA, em um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os caminhos para a realização desta pesquisa são delimitados por escolhas teórico-metodológicas que os tensionam: a constituição dos sujeitos em Foucault, atravessada pelos conceitos de dispositivo e de resistências e a produção de dados através do método cartográfico. Para registro dos dados produzidos foi utilizado um diário de campo, cujas anotações formam o corpus de análise da pesquisa. Problematiza-se a produção de subjetividades docentes em meio à constituição histórica do IFSul. Importa analisar os jogos de verdade produzidos nas relações de poder do território de pesquisa. Implicada na trama discursiva do IFSul está a construção de um curso técnico na modalidade PROEJA, cujos professores são os sujeitos desta pesquisa. Com a cartografia, acompanharam-se os processos de subjetivação desses docentes, enquanto produtores de pontos de resistências aos jogos de verdade da instituição. Entendendo as resistências como práticas de liberdade na constituição desses sujeitos, busca-se para esse entendimento, em Foucault, o conceito de cuidado de si, que o autor traz da Antiguidade como uma atitude do sujeito em inquietar-se, ocupar-se, preocupar-se consigo mesmo e com os outros ou, ainda, com o mundo. Demonstra-se que, ao resistir a esses jogos de verdade, colocados em prática pelo dispositivo formação continuada, os professores se constituem em sujeitos éticos, em relação ao código moral que lhes é prescrito. Porém, ressalta-se, a partir de Foucault, que das relações de poder não se escapa totalmente. Os pontos de resistências que se formam provocam rearticulações do dispositivo, o que resulta na relação permanente entre produção de subjetividades e verdades em disputa, no território pesquisado. Considera-se, em nível de resultados para as discussões deste trabalho, que o sujeito professor da educação profissional e tecnológica que trabalha com o PROEJA se constitui jogando o jogo de verdades da instituição que está, também, construindo historicamente. É um sujeito em construção, em produção constante, entre conflitos e confrontos, disputas e verdades, saber e poder. Um sujeito ativo, que não é simplesmente regulado ou conduzido, mas que resiste a essa regulação, busca suas possibilidades de liberdade, inquieta-se, inquietando seus colegas. Resistindo aos jogos de verdades, mantém-se no jogo, aprendendo a jogar.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josí Freitas.pdf832.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons