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dc.contributor.authorSchneider, Rafaela Cristina Richter-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO relações públicas como profissional estratégico para criar, manter e fortalecer os relacionamentos entre uma empresa hoteleira e seus públicos : o caso do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMoreira, Elizabeth Huber-
dc.degree.departmentCurso de Comunicação Socialpt_BR
dc.description.abstractThis research demonstrates the importance of the public relations professional in the construction, maintenance and strengthening of the relationships of Plaza Sao Rafael Hotel e Centro de Eventos with its public. The main objective of the study was to understand the communication strategies used by public relations professionals in lodging places to establish, maintain and strengthen relationships with a range of stakeholders of the hotel company. The theme was "public relations as a strategic professional to create, maintain and strengthen relationships between a hotel company and its public: the case of Plaza Sao Rafael Hotel e Centro de Eventos". Due to the proposed study, a qualitative research was developed to enable the debate on the issue, which had the method of the case study, along with the literature search techniques, direct observation, semi-structured interviews and documentary analysis. In the theoretical study addressed the concepts of Tourism, Hotel Management, Hospitality Industry, Public Relations, Public and Relationships. In analyzing were used the observations made, the statements given by the public relations in the interview and information relating to the investigation documents was brought. Given the research done it was concluded that the communication actions designed by professional public relations Plaza Sao Rafael Hotel e Centro de Eventos for its various publics in fact approach these people. The "smell of Plaza", the mix of services, the morning meeting, the use of innovation and tradition in the environment are examples of actions that the researcher met through this work.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherRelações públicaspt_BR
dc.subject.otherHotéispt_BR
dc.subject.otherRedes de relações sociaispt_BR
dc.subject.otherHospitalidadept_BR
dc.subject.otherClientes - Contatospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2755-
dc.date.accessioned2020-07-21T20:08:05Z-
dc.date.available2020-07-21T20:08:05Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa demonstra a relevância do profissional de relações públicas na construção, na manutenção e no fortalecimento das relações do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos com seus públicos. O objetivo principal do estudo foi compreender as estratégias de comunicação utilizadas pela profissional de relações públicas do meio de hospedagem para estabelecer, sustentar e consolidar os relacionamentos com os diversos grupos de interesses da empresa hoteleira. O tema escolhido foi "o relações públicas como profissional estratégico para criar, manter e fortalecer os relacionamentos entre uma empresa hoteleira e seus públicos: o caso do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos". Em função do estudo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, para possibilitar o debate em torno do tema, que teve como método o estudo de caso, acompanhado das técnicas de pesquisa bibliográfica, observação direta, entrevista semiestruturada e análise documental. No estudo teórico foram abordados os conceitos de Turismo, Hotelaria, Indústria da Hospitalidade, Relações Públicas, Públicos e Relacionamentos. Na análise foram utilizadas as observações feitas, as falas dadas pela relações públicas na entrevista e trazidas informações referentes aos documentos investigados. Diante da pesquisa feita concluiu-se que as ações de comunicação pensadas pela profissional de relações públicas do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos para seus mais diversos públicos de fato aproximam estas pessoas do hotel. O "cheirinho Plaza", o mix de serviços, a morning meeting, a utilização de inovação e tradição nos ambientes são exemplos de ações que a pesquisadora conheceu através da realização deste trabalho.pt_BR
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