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dc.contributor.authorFregapani, Letícia da Rosa-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSentidos para a ação de ler : um diálogo com professores de linguagens dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFronckowiak, Ângela-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractLa presente disertación investiga los sentidos atribuidos para la acción de leer por profesores de los Anos Finais do Ensino Fundamental de una escuela pública, localizada en un municipio del Vale do Taquari, en Rio Grande do Sul. Elegimos la expresión “acción de leer”, al revés de “lectura”, porque buscamos atentar para la acción implicada en el fenómeno de la lectura, tan inherente a las sociedades como difícil de ser dimensionado. Desarrollamos, a través de los diálogos con cinco profesoras del área de Lenguajes, de las asignaturas de Lengua Portuguesa, Arte, Educación Física y Lengua Española, una investigación de campo cualitativa, constituida por la aplicación de un cuestionario, realización de un taller e, igualmente, de entrevistas individuales, caminos a través de los cuales los discursos docentes sobre lo que es leer y sobre como esa habilidad es (o puede ser) abordada en aula fueron ponderados en una perspectiva filosófica fenomenológica. Autores como Gaston Bachelard, Merleau-Ponty, Henry von Foerster y Jorge Larrosa nos auxiliaron a cuestionar, de modo riguroso, la experiencia lectora por ellas vivenciada y aquella mencionada discursivamente. Albert Manguel, Roxane Rojo, Ana Maria Machado y Michèle Petit, así como la BNCC, uno de los documentos que nortean las concepciones de la educación brasileña, nos auxiliaron a atrevernos a cuestionar la intencionalidad de las respuestas comúnmente aceptas como definidoras del concepto de lectura. Constatamos que para las participantes la acción de leer abarca el texto escrito, pero no “solamente” él; está presente, compone, influye y tiene gran relevancia en sus respectivas asignaturas; es de valor inmensurable para la formación del ser; forma parte de su hacer. En contrapartida, consideramos que el fomento para prácticas de lectura y estudio regulares entre los profesores, viabilizadas dentro de la jornada de trabajo, puede contribuir para sedimentar la construcción de prácticas de letramento y manutención de los hábitos de lectura en la segunda parte del Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3210-
dc.date.accessioned2021-09-13T18:17:59Z-
dc.date.available2021-09-13T18:17:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga os sentidos atribuídos para a ação de ler por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em um município do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Optamos pela expressão "ação de ler", ao invés de "leitura", porque buscamos atentar para a ação implicada no fenômeno da leitura, tão inerente às sociedades como difícil de ser dimensionado. Desenvolvemos, através de diálogos com cinco professoras da área de Linguagens, das disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Espanhola, uma pesquisa de campo qualitativa, constituída pela aplicação de um questionário, realização de uma oficina e, igualmente, de entrevistas individuais, caminhos através dos quais os discursos docentes sobre o que é ler e sobre como essa habilidade é (ou pode ser) abordada em sala de aula foram ponderados numa perspectiva filosófica fenomenológica. Autores como Gaston Bachelard, Merleau-Ponty, Henry von Foerster e Jorge Larrosa nos auxiliaram a questionar, de modo rigoroso, a experiência leitora por elas vivenciada e aquela mencionada discursivamente. Albert Manguel, Roxane Rojo, Ana Maria Machado e Michèle Petit, assim como a BNCC, um dos documentos norteadores das concepções de educação brasileira, nos auxiliaram a ousar questionar a intencionalidade das respostas comumente aceitas como definidoras do conceito de leitura. Constatamos que para as participantes a ação de ler abrange o texto escrito, mas não ?só? ele; está presente, compõe, influi e tem grande relevância em suas respectivas disciplinas; é de valor imensurável para a formação do ser; faz parte do seu fazer. Em contrapartida, consideramos que o fomento para práticas de leitura e estudo regulares entre os professores, viabilizadas dentro da jornada de trabalho, pode contribuir para sedimentar a construção de práticas de letramento e manutenção dos hábitos de leitura na segunda parte do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE: 38444620.0.0000.5343, Parecer: 4.417.305, 24 de Novembro de 2020.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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